Páginas

domingo, 14 de junho de 2009

CASAMENTO É COISA SÉRIA!


“Digno de honra entre todos seja o matrimonio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros” (Hb 13.4).

Estamos vivendo na chamada era pós-moderna onde, por exemplo, o absoluto é substituído pelo relativo (em quase tudo). Como conseqüência dessa inversão de valores o caos se instalou nos vários seguimentos da sociedade, entre eles citamos a fragmentação da família, a instabilidade do casamento, a tentativa de relacionamentos alternativos etc. As escolhas tornaram-se flexíveis e plurais (vários casamentos e separações), os papeis de marido e mulher baseados na Bíblia não são mais aceitos e a busca de igualdade nos sexos tem produzido lares desestruturados e gerado crianças rebeldes e infelizes. Como “sal e luz” do mundo (Mt 5.13-16) qual deve ser nossa postura diante dessa triste realidade? Sem dúvida deve ser a de resgatar e de encarnar o padrão divino de casamento e família. O mundo passa, mas os valores absolutos da Palavra de Deus jamais!

O que a esposa normalmente espera de seu marido?

Quando Deus sentenciou a mulher por haver desobedecido a ordem de não comer do fruto proibido, entre outras coisas Ele declarou: “O teu desejo será para o teu marido, e ele te governará” (Gn 3.16). Podemos destacar aqui a palavra desejo que tem a ver com as necessidades intrínsecas da mulher, e que devem ser atendidas pelo marido.
Paulo escrevendo aos cristãos de Éfeso determinou aos maridos que estes amassem suas esposas do mesmo modo que Jesus amou a igreja e por ela se entregou (Ef 5.25). Esse amor abnegado, sacrifical, profundo se expressa no cuidado, no esforço de atender todas necessidades dela.

A mulher tem necessidade de ser amada, protegida, alimentada, honrada ou valorizada e é justamente o amor do marido que irá atender todas essas carências, e isso ocorre por meio de atitudes simples, mas concretas, como a de ser um bom ouvinte (atencioso), carinhoso, agradecido, criativo (que cria momentos especiais para os dois) etc.
A esposa quer sentir-se protegida, amparada, reconhecida, amada, desejada, enfim, atendida em cada necessidade material, física (sexo) e emocional que tiver. É o amor que fornece ao homem a disposição de buscar cumprir todas essas legítimas exigências femininas.

O que o marido normalmente espera de sua esposa?

A mesma carência que havia em Adão continua existindo hoje, por essa razão todo homem espera que sua esposa seja uma companheira, alguém que possa encarar com ele a jornada da vida. O companheirismo elimina muitos males, e talvez o pior deles seja a solidão, o tédio (mesmice), além disso, o companheirismo possibilita crescermos como pessoa.

Salomão declarou em Provérbios que: “Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor” (18.22 – NVI). O mundo está carente de esposas, pois ser esposa é mais do que ser mulher. A esposa além de ser mulher, também cuida do marido e do lar (Tt 2.4, 5), zela pela integridade da família, cria condições para o marido exercer seu sacerdócio no lar etc.

Quando Deus decidiu criar a mulher disse que ela seria “ézer knegdo” (hebraico), ou seja, “auxiliadora idônea” (Gn 2.18). Em outras palavras, o homem depende da esposa para construir o lar que honra a Deus, pois ele não pode fazer isso sozinho. A mulher possui certas habilidades dadas por Deus que completam o homem e lhe dá base para cumprir sua missão. Por exemplo, pelo fato dela ser mais sensível é capaz de perceber outras carências da relação e sugerir com sabedoria (ex: Jo 2.1-5).

O marido espera da esposa o apoio (essa é a idéia de submissão – Ef 5.22) e o conselho sábio nas lutas diárias, além disso, ele deseja que ela o respeite como líder e mantenedor do lar, que resguarde sua integridade moral (Ef 5.33). Que seja uma amante carinhosa também nos momentos de tensão (1Co 7.2-5), que o ajude em sua carreira profissional e ou ministerial etc.

O que Deus espera do casal?

Está escrito que Deus amou o mundo de tal forma que deu o seu único Filho para salvá-lo (Jo 3.16). O mundo nesse caso representa as pessoas e as pessoas surgem no seio da família, então Deus amou as famílias e hoje ele espera que os lares de seus filhos sejam uma agencia celestial na terra para abençoar a humanidade.
Deus espera que rejeitemos o modelo de família ou de convivência conjugal recomendado pelo mundo (Rm 12.2) e ou aquele que assimilamos convivendo com nossos pais, mas que está em desarmonia com a sua Palavra.
Deus espera que cumpramos nossos papeis de marido amoroso e esposa auxiliadora (1Pe 3.1-7). Deus ainda deseja que cada um dos cônjuges seja tudo aquilo que espera do outro. A expectativa de Deus está voltada principalmente em que seus filhos vivam integralmente a sua Palavra, que orem um pelo outro, que aprendam a confiar nele nas horas difíceis…

Em nossos dias casa-se menos – e aumenta o numero de uniões consensuais – e cada vez mais tarde. Outro dado muito preocupante diz respeito ao divórcio que tem crescido vertiginosamente, pois em apenas uma década (1991 a 2002) aumentou cerca de 59%. Nos paises do chamado primeiro mundo, metade dos casamentos termina antes de dois anos. Como podemos fazer frente à essa triste realidade? 1. Amando a Deus e ao cônjuge com todo nosso coração e alma. 2. Seguindo as regras e princípios espirituais descritos na Bíblia que norteiam a felicidade da vida a dois.

Pr. Walter Bastos

0 comentários:

Postar um comentário